quinta-feira, 12 de fevereiro de 2009

Desastre

Não vou tentar fazer aqui nenhuma análise tática da nossa equipe no jogo ontem. Simplesmente não posso fazer isso pois a equipe não entrou em campo. Belmonte deu um nó tático em Silas, foi eficiente.

Já falei isso antes e volto a repetir. Tem gente subindo no salto e achando que vamos vencer os jogos a qualquer momento. A coisa não é bem assim. Tudo esteve errado ontem. Primeiro o Turato ao invés de simplificar e dar um chutão para lateral, caiu sentado e perdeu a bola dentro da área permitindo a abertura do placar. Depois num contra-ataque fulminante, de uma bola perdida na área adversária Marcus Winicius cobrindo a lateral de Arlindo Maranã (ontem foi do Lenílso, né?) perde na corrida e tomamos o segundo. Em uma falta que não existiu, a bola foi cobrada, desviou na barreira e enganou o Matini: teceiro gol do Atlético. No lance da falta o Martini grita desesperadamente com o Vábel pedindo "Fecha Válber, fecha Válber". Válber sai da barreira e a bola passa exatamente onde era para ele estar. Três a zero para o adversário no primeiro tempo foi pouco.

No início do segundo tempo mais uma bobeira, um chute de fora da área e um golaço do Atlético fazendo o quarto. Há secadores dizendo que foi falha do Martini. Na minha opinião foi apenas um golaço, sem chances para o goleiro. Conseguimos marcar dois gols ainda para diminuar o desastre, um contra e outro com Evando. Mesmo assim eles poderiam ter ampliado o placar e quatro a dois ainda foi pouco.

Continuamos com os mesmos problemas nas laterais. Estavam crussificando o Wendell Falcão. O Pingo entrou e não mudou em nada a cobertura no lado esquerdo. Aliás, pelo que vi até agora o campanheiro do Marcus Wiícius tem que ser o Léo Gago. A direita com o Maracanã é sem comentários, não aguento mais falar disso. Só espero que se concretize a contratação do Eduardo Ratinho e que não esqueçam de trazer mais um reserva junto. Libera o Maracanã, pelo amor de Deus. Na esquerda o Uendel não acrescentou nada ao time. Temos dois e não temos nenhum. Ele e o Eltinho precisam comer muito feijão, ainda, para jogar no Avaí.

Por favor, alguém avisa o Silas que o Válber e um meio campo de chegada, não é atacante para receber a bola de costas para a defesa. Continuo achando que o Rafa Costa não é a solução para nosso ataque, mas ontem ele deveria entrar jogando, no lugar do Válber ou do Odair.

Estamos entrando na 9ª rodada do campeonato. Será que ainda tem muita gente para estrear? Será que quem está para estrear vai resolver nosso problema? Será que falta qualidade aos nossos jogadores? Acho que estamos precisando de uma mudança de postura. Nem tanto de novas peças, mas de uma sacudida no elenco. Acho que alguns ainda não se deram conta que nesse rítimo estaremos fora do quadrangular final e que o Catarinense é importante para nós que estamos na fila há mais de uma década. Tá na hora de calçar as sandálias da humildade e começar a jogar futebol de verdade, competitivo e eficiente. Toques de calcanhar, dribles desnecessários excesso de preciosismo não vencem jogo. Precisamos é do bola na rede.Paciência tem limite...

O único ponto positivo a se destacar ontem foi a estréia do jogador Medina, vindo das categorias de base do Leão. Já haviamos falado sobre ele durante a copa São Paulo. Entrou com muita personalidade chamando a responsabilidade para si e fazendo várias jogdas pela ala direita, onde entrou deslocando o Maracanã para posição de volante. Na minha opinião é uma opção, já que com o Maracanã não temos quem ataque nem quem defenda pela lateral direita, coloca o garoto ali. Pelo menos ele corre e faz jogadas de linha de fundo.

4 comentários:

André Luiz Goulart disse...

Concordo em partes com o teu comentário, não vi o jogo de ontem como um total desastre, vi um time que apesar de esforçado não ganhou uma bola dividida e quando precisou ganhar na corrida chegou sempre atrás, não acho que o atlético tenha ganho o Avaí com o nó tático do belmonte, o time do atlético ganhou o avaí ontem no físico e nas falhas individuais do nosso time.
Concordo que o ponto positivo de ontem foi o Medina e só espero que o Silas não o tenha colocado somente porque o Falcão (jogador de futesal e empresário do Medina) estava assistindo o jogo.
Sobre o Maracanã, devo dizer que acho ele um péssimo lateral, porém do time que jogou ontem foi o mais esforçado, o que mais procurou o jogo e o melhor em campo do time do Avaí
Acredito que só existe uma solução para esse time, é mante-lo jogando com o mínimo de alterações possíveis. Ficou claro que o problema do nosso time não é técnico ou tático e sim físico. O time está lento e precisa de rítimo de jogo e não de mais alterações.

Thiago Alves Goulart disse...

Realmente não foi nó tático, ele só explorou todas as nossas deficiências e neutralizou as nossas principais jogadas. Passamos o jogo todo dominados pelo esquema tático adversário que não nos permitiu jogar e se aproveitou dos nossos erros.

Realmente o desastre não completo, poderíamos ter sáido de lá tomando de 7 ou 8, pelas chances perdidas pelo adversário.

O ritimo de jogo não é mais desculpa segundo o próprios Silas. Já estamos na metade do campeonato praticamente e continuamom fora do quandragular. Eu concordo que o que falta não é jogador, falta é cair na realidade e esquecer o ano passado. Falta é jogar bola e se organizar dentro de campo. Falta é vergonha na cara. Como o Atlético que foi o último time a formar o elenco e já tem rítimo? Já tem uma boa condição física?

Qualidade nós temos, falta organização e vergonha na cara...

André Luiz Goulart disse...

Já estamos quase na metade do campeonato(+ ou - 1/3 pra quem fizer a final) mas ontem foi o terceiro jogo de mais da metade do time do Avaí. Qtos jogos o Emersom, Uendel, Pingo, Marquinhos, Valber e Evando jogaram?
Acho que não faltou vergonha na cara de ninguém, não vi nenhum jogador saindo de campo feliz.

Léo disse...

Concordo com Thiago em algumas coisas
o Avaí não jogou absolutamente nada ontem,apenas vimos o atletico jogar
foi uma vergonha as duas laterais precisam ser mudadas a zaga precisa ser acertada e nosso ataque precisa começar a marcar,nosso ponto forte ainda é o meio campo só falta o odair soltar mais a bola e marquinhos aparecer mais pro jogo,Silas na minha opinião peca em algumas coisas eu no lugar dele ja começaria com caio e marquinhos no meio campo e rafael costa e evando no ataque que são atacantes né porque valber no ataque não da certo ele é jogador de vir de traz com a bola
agora é esperar o segundo turno que esse ja era pro Avaí