quinta-feira, 12 de fevereiro de 2009

Desastre

Não vou tentar fazer aqui nenhuma análise tática da nossa equipe no jogo ontem. Simplesmente não posso fazer isso pois a equipe não entrou em campo. Belmonte deu um nó tático em Silas, foi eficiente.

Já falei isso antes e volto a repetir. Tem gente subindo no salto e achando que vamos vencer os jogos a qualquer momento. A coisa não é bem assim. Tudo esteve errado ontem. Primeiro o Turato ao invés de simplificar e dar um chutão para lateral, caiu sentado e perdeu a bola dentro da área permitindo a abertura do placar. Depois num contra-ataque fulminante, de uma bola perdida na área adversária Marcus Winicius cobrindo a lateral de Arlindo Maranã (ontem foi do Lenílso, né?) perde na corrida e tomamos o segundo. Em uma falta que não existiu, a bola foi cobrada, desviou na barreira e enganou o Matini: teceiro gol do Atlético. No lance da falta o Martini grita desesperadamente com o Vábel pedindo "Fecha Válber, fecha Válber". Válber sai da barreira e a bola passa exatamente onde era para ele estar. Três a zero para o adversário no primeiro tempo foi pouco.

No início do segundo tempo mais uma bobeira, um chute de fora da área e um golaço do Atlético fazendo o quarto. Há secadores dizendo que foi falha do Martini. Na minha opinião foi apenas um golaço, sem chances para o goleiro. Conseguimos marcar dois gols ainda para diminuar o desastre, um contra e outro com Evando. Mesmo assim eles poderiam ter ampliado o placar e quatro a dois ainda foi pouco.

Continuamos com os mesmos problemas nas laterais. Estavam crussificando o Wendell Falcão. O Pingo entrou e não mudou em nada a cobertura no lado esquerdo. Aliás, pelo que vi até agora o campanheiro do Marcus Wiícius tem que ser o Léo Gago. A direita com o Maracanã é sem comentários, não aguento mais falar disso. Só espero que se concretize a contratação do Eduardo Ratinho e que não esqueçam de trazer mais um reserva junto. Libera o Maracanã, pelo amor de Deus. Na esquerda o Uendel não acrescentou nada ao time. Temos dois e não temos nenhum. Ele e o Eltinho precisam comer muito feijão, ainda, para jogar no Avaí.

Por favor, alguém avisa o Silas que o Válber e um meio campo de chegada, não é atacante para receber a bola de costas para a defesa. Continuo achando que o Rafa Costa não é a solução para nosso ataque, mas ontem ele deveria entrar jogando, no lugar do Válber ou do Odair.

Estamos entrando na 9ª rodada do campeonato. Será que ainda tem muita gente para estrear? Será que quem está para estrear vai resolver nosso problema? Será que falta qualidade aos nossos jogadores? Acho que estamos precisando de uma mudança de postura. Nem tanto de novas peças, mas de uma sacudida no elenco. Acho que alguns ainda não se deram conta que nesse rítimo estaremos fora do quadrangular final e que o Catarinense é importante para nós que estamos na fila há mais de uma década. Tá na hora de calçar as sandálias da humildade e começar a jogar futebol de verdade, competitivo e eficiente. Toques de calcanhar, dribles desnecessários excesso de preciosismo não vencem jogo. Precisamos é do bola na rede.Paciência tem limite...

O único ponto positivo a se destacar ontem foi a estréia do jogador Medina, vindo das categorias de base do Leão. Já haviamos falado sobre ele durante a copa São Paulo. Entrou com muita personalidade chamando a responsabilidade para si e fazendo várias jogdas pela ala direita, onde entrou deslocando o Maracanã para posição de volante. Na minha opinião é uma opção, já que com o Maracanã não temos quem ataque nem quem defenda pela lateral direita, coloca o garoto ali. Pelo menos ele corre e faz jogadas de linha de fundo.