quarta-feira, 28 de janeiro de 2009

O que dizer?

Nem sei como começar um post depois de uma derrota como esta. Sejamos realistas, perder de 4 a 2 ao natural, podendo ser de 5 ou 6 para o Criciúma, é realmente humilhante.

Vou tentar começar falando de uma entrevista do Zunino esta semana dizendo que ele está fazendo alguma coisa para melhorar a situação da Chapecoense devido às longas viagens. Agora emprestamos Hegon e Fábio Fidélis para o Metropolitano. Será que não estamos nos achando grandes demais para o Catarinense e subindo no salto. Posso estar fazendo uma avaliação precipitada em um momento triste, mas será que o Hégon, quando entrou não apresentou um futbol melhor que o Davi apresentou em 4 partidas? Será o Leandro Bambu é melhor que Fábio Fidélis? Pelo amor de Dues gente...

Não vou fazer uma avaliação apenas desse jogo, mas sim de toda essa campanha. Desde o começo do campeonato venho dizendo que temos problemas crônicos nas laterais. Do Maracanã me recuso a falar, não consigo mais, não preciso mais. O Heltinho apóia bem, tanto quanto o Jeff Silva, porém marca muito mal, com certeza pior que o Jeff Silva, ou seja, continuamos com o mesmo problema do ano passado nas laterais, principalmente a esquerda.

Sobrecarregados, Marcos Winicius e Weldel não dão conta de dar o combate no meio e cobrir o tempo todo as laterais. Não têm culpa de nada na minha opinião. São sacrificados por um esquema tático que, pelas peças que o Silas tem na mão, é improdutivo no avanço pelos flancos e que deixa vulnerável a defesa.

Odair que sempre foi participativo e individualista. Só piorou. Deixou de ser participativo e ficou mais "fominha". Davi continua se escondendo do jogo, displiscente e sem vontade. Reafirmo que o Hegon joga mais bola do que ele.

No ataque o esforçado William ainda não teve um companheiro a altura. Rafael Costa fez sim uma boa partida dentro de suas limitações, porém, na minha opinião, não é o cara. Falta-lhe experiência e maturidade. Pra mim é jogador para o futuro. E o Evando quando esteve em campo também não contribuiu.

De uma coisa eu tenho certeza, não é momento de desespero, pois com exceção do JEC as outras equipes demonstraram pouco futebol neste campeonato. Inclusive o Criciúma, que nos venceu e bem, porém, muito mais pela fragilidade que demonstramos do que por sua própria capacidade. Desepero não, preocupação sim, e muita. Se realmente este é, como o Zunino disse que seria, o nosso time para série A estou muito preocupado, pois este time é muito pior do que o time que terminou o ano passado. Espero que tenhamos reforços ainda para o Catarinense, pois estamos com um plantel reduzido e sem opções para Silas, que não pode fazer milagres tendo como única opção para o ataque Tiaguinho, no banco.

Bola pra frente leão, sábado é dia de recuperação não só em termos de resultado, mas principalmente de bom futebol.

Não há motivos para desespero

Ninguém gosta de perder, porém existem momentos em que uma derrota não quer dizer nada. Este é um destes momentos por alguns motivos e esses motivos são:
- A formula de disputa do campeonato permite que 4 equipes se classifiquem para um quadrangular que definirá quem são os dois finalistas, portanto ser o primeiro classificado ou último são fará diferença.
- A preparação física do nosso time está sendo feita com um planejamento a longo prazo, para evitar lesões e para permitir que o time depois que atinja um alto nível se mantenha nele pelo resto do ano. O time do Avaí deve atingir esse preparo somente na segunda fase do campeonato.
- Existem muitos jogadores para entrar no time que devem se tornar titulares, entre eles Emerson, Marquinhos, Denis e Uendel. Portanto o nível técnico do time ainda deve subir muito.

Tendo em vista tudo que escrevi acima, não vejo motivos para desespero, tenho certeza que nosso time vai evoluir muito e que o Avaí será o campeão catarinense de 2009.