terça-feira, 9 de dezembro de 2008

Série Histórica: O começo de tudo

A partir de hoje estaremos disponibilizando algumas fotos e textos que visam resgatar um pouco da fantástica história de nossa paixão. A maioria do material vem do acervo pessoal dos torcedores mais antigos ou da própria internet. Se você tiver algum material sobre fatos históricos, curiosidades, imagens ou qualquer outro tipo de informação e tem intenção de disponiblizá-lo para nação avaiana, entre em contato conosco através do e-mail goulartsavaianos@gmail.com.

Esta série não tem o interesse de ser um documentário ordenado cronologicamente, mas para iniciarmos, nada melhor do que lembrar os fatos iniciais que deram origem ao Avaí Futebol Clube.

Tudo começou quando em setembro de 1923, o comerciante de Florianópolis chamado Amadeu Horn conheceu um grupo de garotos, praticantes assíduos do futebol, e que organizavam seus jogos na rua Frei Caneca no bairro Pedra Grande. Amadeu então resolveu realizar o sonho daqueles garotos, que era poder utilizar os "ternos" (termo utilizado na época para designar o uniforme) durante os jogos bem como os times famosos utilizavam. Foi então que o comerciante doou um kit de futebol aos garotos que, além de ganharem uma bola e chuteiras, ainda foram agraciados com os tão sonhados "ternos" contendo camisetas listradas em azul e branco e calções e meias azuis, em homenagem ao seu time de coração, o extinto Riachuelo.

Após isso o grupo de garotos se reuniu, no campo do Baú, para o primeiro jogo com os novos uniformes contra o time do Humaitá da localidade de Pedra Grande. O então Independência (nome previamente escolhido), venceu o jogo. Infelizmente o placar do jogo e o nome dos artilheiros perderam-se no tempo, jamais alguém saberá quem marcou o primeiro gol da história do time.

Foi então que, num sábado em 1º de setembro de 1923 em uma reunião na casa do Sr. Amadeu Horn no bairro Pedra Grande (atual Agronômica), ficou decidido que iriam fundar um clube. O nome escolhido seria Independência e o presidente seria o idealizador, o Sr. Amadeu. Eis que, atrasado para a reunião, Arnaldo Pinto de Oliveira chega e influencia o grupo a trocar o nome, já que, Independência seria um nome complicado para a torcida gritar em apoio ao time. Como naquela época Arnaldo estava lendo um livro sobre a história do Brasil, ele sugeriu o nome Avahy, em referência à Batalha do Avahy. Todos apoiaram a idéia. Foi redigida a ata de fundação do clube com a mensalidade no valor de 10 tostões, iniciando-se aí a gloriosa história do então Avahy Foot-ball Club.

A grafia do nome que conhecemos atualmente (Avaí Futebol Clube), veio a partir de 1937.
As fotos deste post são de Amadeu Horn e da casa onde ele residia quando o Avaí foi fundado.






Nenhum comentário: